terça-feira, 29 de março de 2011

Bonito é ser feliz

Há coisas bonitas na vida! Sim...
Mas bonitas são as coisas vindas do interior de cada um, as palavras simples, sinceras e significativas.

Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos, o beijo soprado...
Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa
ou as noites enluaradas de verão em que quase todos passeiam...
Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorado, neto...

Bonito é achar a poesia do vento,
das flores, do mato,dos animais
e das crianças.

Bonito é chorar quando sentir vontade e deixar as lágrimas
rolarem sem vergonha ou medo
de crítica.
Bonito é gostar da vida e se deixar viver de um sonho.
Bonito é ver a realidade da vida,sem
nunca ser extremista, e acreditar
na beleza de todas as coisas.

Bonito é a gente continuar sendo gente com G maiúsculo em
qualquer situação, principalmente nos momentos de dificuldade.

Bonito é você ser você...
nesta bonita vida...

(autor desconhecido)

enviado por Silvia B. Acosta – São Paulo/SP)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Corra riscos

Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não
arriscar nada.

A pessoa que não corre nenhum risco não faz nada, não tem nada e não é nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não
conseguem nada, não sentem, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre.

Corra Riscos...

(autor desconhecido)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vida - Eterno Aprendizado

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.

Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima.
Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.
Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração está partido, o mundo não pára para que nós o consertemos.
Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.
Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.
Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não esquecer de deixar a porta aberta.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.
O nosso futuro ainda está por vir.

Então aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.

(autor desconhecido)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Frases

"Seja justo no momento preciso. Toda justiça que tarda é injustiça".
(Marcel Schwood)

"Não há nada mais estúpido do que vencer; a verdadeira glória é convencer."
(Victor Hugo)

“De todos os caminhos que conduzem à riqueza, os mais seguros são a perseverança e o trabalho.”
(Luis Reybaud)

“Mude seus pensamentos e estará mudando o seu mundo.”
(Norman Vincent Pearle)

terça-feira, 22 de março de 2011

Como se fosse impossível

Aja como se fosse impossível fracassar! Não tenha medo daquilo que você desconhece. A melhor hora para você entrar no desconhecido é a qualquer hora. Compreenda que o medo faz com que você se acomode diante da vida, mas o medo não será vencido apenas se você pensar positivamente. Não... você precisa agir!

A ação te ajudará a ter menos ansiedade e mais confiança em si mesmo. Toda prova pode ser desafiadora, mas possível. Não é fácil vencer o medo, mas é possível. O medo pode ter a capacidade de te fazer recuar, de manter teu talento reprimido e de fazer com que você não alcance a plenitude da vida.

Se você já se sentiu ameaçado demais pelo fracasso na busca de algo que tanto quer... Apreensivo demais para dividir seus sentimentos... Confortável demais para aproveitar uma chance de tornar sua vida melhor... Intimidado demais para se defender quando humilhado por alguém... Com medo demais de não ser amado novamente para pôr fim a um relacionamento ruim... Nervoso demais com a idéia de se ferir para arriscar confiar em alguém... Sem confiança suficiente para se aventurar em novos projetos porque acha que o desafio é demais para você... Não tente encobrir o teu medo, enfrente-o! E aja como se fosse impossível fracassar, pois assim você terá mais chance de chegar ao sucesso!


(colaboração e autoria de Johney Silva – Curitiba/PR)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Você é especial para mim...

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.

Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.

Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'..

Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.

Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente, mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana.

Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima,
e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma Fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras Duas fitas dizendo:

'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que perceber ter acontecido. '

Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro. ' Afixando a fita no Bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: 'Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. ' E explicou sobre o projeto de classe do Menino que havia dado a fita a ele próprio.

No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse:

'A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta Fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. ' Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você.

Gostaria de homenageá-lo. 'Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. Às vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma
bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais Importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!'

O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas:

'Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar e lhes pedindo perdão'. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. 'A carta está
lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo. ' Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.

O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe.

A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença’.

domingo, 20 de março de 2011

Frases

"O perdão é a vingança da sabedoria".
(Christie Wernicke)

“As coisas são exatamente o que aparentam ser e atrás delas... não há nada.”
(Jean-Paul Sartre)


“Não olhes nunca de onde vens e sim para onde vais.”
(Pierre Augustin de Beaumarchais)

“Nem toda nuvem gera tempestade.”
( Shakespeare)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Atire a primeira flor

Quando tudo parece caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.
Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto, acenda a primeira luz.

Traga para a treva você, primeiro, a pequena lâmpada.
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso. Não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem.
Parta você em busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.
Quando ninguém souber coisa alguma e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar. Começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo.
Quando alguém estiver angustiado, a procura nem sabendo o que, observe o que se passa. Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja.
Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la.
Quando a flor estiver murcha, seja o primeiro a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.
Se sua porta estiver fechada, de você venha a primeira chave.
Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira
seja a primeira proteção e o primeiro abrigo.
Se o pão for apenas massa e não estiver assado,
seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
De acusadores o mundo está cheio.
Nem, por outro lado, aplauda o erro.
Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu.
Dê sua atenção primeiro para mostrar o caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que é a compreensão edificada que o
Possibilita, e que o entendimento reconstrói
Toda escada tem um degrau para baixo ou para o alto.
Toda estrada tem um primeiro passo, para frente ou para trás.
Toda vida tem um primeiro gosto de existência
ou de morte.
Atire você, com ternura e vontade de entender,
quando tudo for pedra, A PRIMEIRA E DECISIVA FLOR...

(texto de Gláucia Daibert)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Frases

"Estamos mais preocupados em entender os sonhos que as coisas que vemos acordados "
(Diógenes)

" Deus fez a vida para ser praticada e não para ser conhecida."
(Joseph Joubert)

"A precipitação é a mãe do fracasso."
(Heródoto)

“Se não posso regular os acontecimentos, regulo a mim mesmo.”
(Michel de Montaigne)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Enchendo o copo alheio

Durante um jantar no mosteiro de Sceta, o padre mais idoso levantou-se para servir água aos outros. Foi de mesa em mesa com muito esforço, mas nenhum dos padres aceitou.

"Somos indignos do sacrifício deste santo", pensavam.

Quando o velho chegou na mesa do abade João Pequeno, este pediu que enchesse seu copo até a borda.

Os outros monges olharam horrorizados. No final do jantar, repreenderam João:

- “Como pode julgar-se digno de permitir-se ser servido por um homem santo? Não percebeu o quanto lhe custou levantar a garrafa? Não notou como suas mãos tremiam?”

- "Como posso impedir que o bem se manifeste?" – respondeu o João. - Vocês, que se acham perfeitos, não tiveram humildade de receber, e o pobre homem não teve a alegria de dar.

sábado, 12 de março de 2011

As montanhas ainda estarão lá...

Quero hoje não fazer perguntas ou sugestões, quero hoje compartilhar algo SOLIDO E GRANDIOSO.

O Universo respeita muito suas próprias regras, e duas delas você pode aplicar à sua vida agora mesmo:

A Lei da Montanha
A Lei da Presença.

A Lei da Montanha afirma que a grande montanha permanece, mesmo quando os pequenos montes se vão.

Isso significa que tudo aquilo que assume um papel fundamental em sua vida, tudo o que é grande e importante, tudo aquilo que pode ser visto de todos os lugares de sua existência, certamente é uma montanha em sua vida.

E as montanhas ainda estarão lá, mesmo depois do furacão, das batalhas e dos dias de festa ou tristeza.

As montanhas podem indicar o seu caminho, porque elas praticamente não se movem.
Montanhas não são pessoas – que podem ser levadas de nossa vida a qualquer momento.
Montanhas não são profissões, carreiras, cursos ou dinheiro, que podem perder importância em dez segundos, dependendo do caso.
Montanhas são representações internas, pensamentos e nossas principais verdades.

São pessoas que marcaram, ou marcam você, positivamente, e que estarão ao seu lado mesmo depois que o tempo delas aqui tiver acabado.
São momentos felizes que sempre voltam à sua mente.
São sonhos.
Montanhas são enormes pedaços de você, que podem ser ampliadas sempre que necessário.

Deixe que apenas essas forças positivas se tornem suas montanhas e permita que elas resistam a tudo.

Olhe para elas quando desejar.
As montanhas sempre estarão lá.

E aproveite a Lei da Presença.
Ela diz que aquilo que eu vejo é sempre mais forte do que aquilo que não vejo. Portanto, para tornar mais importante e mais forte qualquer relacionamento – mesmo com você, é essencial estar presente.

Esteja presente.
Não via telefone.
Não via internet.
Não em pensamento.
Mas presente fisicamente.

Participe das reuniões.
Viaje junto.
Trabalhe junto.
Co-exista.
Faça as lições de casa junto.
Jogue junto.
Visite seus pais, ou seus filhos.
Faça as refeições junto.
Visite seus amigos.
Visite seus clientes.
Esteja presente.

Lembre-se:

AS MONTANHAS AINDA ESTARÃO LÁ. SEMPRE PRESENTES.
Elas sempre observaram e permaneceram.
Elas estarão lá muito depois que eu e você tivermos partido daqui.
Elas ainda estarão lá.
Sempre firmes.
Sempre presentes.
Elas dominam a Lei da Montanha e a Lei da Presença.

Além disso, estar presente em um projeto, ou sonho, mesmo quando todos se foram em desalento, pode ser a diferença entre VENCER OU PERDER.

Como diz Dale Carnegie: "A maior parte das coisas importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança ".

Pessoas que, como as montanhas, continuaram lá, presentes.
Sempre presentes.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Persistência versus Mudanças

Contam que certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e se debater e afundou.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali alçar vôo para algum lugar seguro.

Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como elogio à persistência, que, sem dúvida, é uma hábito que nos leva ao sucesso, no entanto...

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba por ele" A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso e, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta, afundou no copo cheio de água.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças de ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados, até que afundamos na própria falta de visão...

Isso acontece quando não se ouve aquilo que diz quem está de fora da situação.

(autor desconhecido)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Frases

"Todos os homens se enganam, mas só os grandes homens reconhecem que se enganaram".
(Fontenelle)

"O objetivo das questões ou da discussão não deve ser a vitória e sim o aperfeiçoamento."
(Joseph Joubert)

"Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos".
(Léa Waider)

"O que agora é comprovado foi um dia imaginado".
(William Blake)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Se eu fosse um padre

Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
não falaria em Deus nem no Pecado
— muito menos no Anjo Rebelado
e os encantos das suas seduções,

não citaria santos e profetas:
nada das suas celestiais promessas
ou das suas terríveis maldições...
Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

Rezaria seus versos, os mais belos,
desses que desde a infância me embalaram
e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma
...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
um belo poema sempre leva a Deus!

(Texto de Mário Quintana extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo)

terça-feira, 1 de março de 2011

Gosto de Saudade

Não sei se saudade tem cor. Dizem que sim. O que sei é que ela tem forma, tem gosto, tem cheiro e peso também. E, acreditem, ela tem "asas" !!! Se não, como nos transportaria tantas vezes a lugares tão distantes ? E sei ainda que ela se agiganta quando mais tentamos diminuí-la.

Sei que ela dói de dor intensa e sem remédio.
Se não fosse ela, não sei se teríamos consciência do tamanho da importância das pessoas prá gente. Quando amamos alguém, a saudade já chega por antecipação, sorrateira, disfarçada de algo que não conseguimos decifrar.
É aquela dor fininha de não sei o quê,a angústia boba que nos invade só de imaginar a separação. E a gente fica meio sem saber o que fazer.

Mas é assim... é uma dor que gostamos de sentir, um sabor que queremos provar, é algo que não sabemos explicar, mas é papável. É amor disfarçado de muita coisa. São emoções
guardadas bem lá no fundo.

Saudade .. do que foi e do que vai ser.
Saudade que nos acompanha prá diminuir a solidão e que nos mostra, sobretudo, que estamos vivos.
Aprendi ainda que saudade não mata. É!! Só quase....

A gente pensa que vai morrer, mas sobrevive sempre, porque ela traz escondidinha nela uma outra coisa que chamamos de "esperança", que nos ajuda a caminhar, porque saudade, como o amor, não é cega, saudade vê mais além.

(por Letícia Thompsom)