sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um dia a gente aprende ...

Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"


William Shakespeare

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Frases

“A perspicácia de um momento às vezes vale a experiência de uma vida".
(Oliver Wendell Holmes)


“Cada um deve encontrar o caminho que lhe é mais adequado. O trem só pode correr sobre os trilhos".
(Yogaswami)

“Para se chegar na fonte é preciso nadar contra a corrente.”
(Stanislaw Lec)

“Somente a pessoa que crê em si mesma é capaz de crer nos outros.”
(Erick Fromn)

“Quando não houver vento, reme".
(Provérbio italiano)

sábado, 23 de abril de 2011

Aceite as diferenças

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhariam e se protegeriam mutuamente.

Mas, os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor.

E, por isso, eles tornaram a se afastar uns dos outros, voltando assim a morrer congelados.
Precisavam fazer uma escolha urgentemente:
Ou aceitavam seus semelhantes ou desapareceriam de vez da terra morrendo todos congelados.
Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos.
Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor um do outro.

Sobreviveram!!

Portanto, pense bem:
no seu trabalho, nem sempre a melhor equipe é aquela que reúne membros perfeitos, mas aquela onde cada um aceita e os defeitos do outro, ultrapassa e consegue progredir.

A mesma coisa acontece na família ...”

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A idiotice é vital para a felicidade

Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.

Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?

É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva.

Pule corda!
Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único 'não' realmente aceitável.

Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são:
passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...

Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!estável nem capaz de contemplar o belo nos pequenos eventos da rotina diária. Você contempla o belo?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Castelo de Areia

Num dia de verão, eu estava na praia, observando duas crianças brincando na areia. Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo à um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro depois de tanto esforço e cuidado,
mas tive uma surpresa. Ao invés de chorar, correram para a praia, fugindo da água. E sorrindo, de mãos dadas, começaram a construir outro castelo...

Você leva muito tempo de sua vida construindo alguma coisa. Mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levou tanto tempo para construir.

Mas, quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar será capaz de sorrir!!!

Tudo é feito de areia; o que permanece, apenas, é o verdadeiro relacionamento que você têm com as pessoas à sua volta.

domingo, 17 de abril de 2011

A Saudade

Para todos os leitores do blog, peço licença para dedicar estas mensagens especialmente a minha esposa Luciana, que há três meses está morando em outro Estado e aguardando, assim como eu, ansiosamente nosso reencontro. Vou postar todas de uma só vez, porque sei que em muito pouco tempo estaremos juntos entao dela ja nao mais sentirei saudades.

A SAUDADE

Vencido pela profunda angustia da minha mágoa, despertei quando o jovem rosto da manhã adornado de luz, e o mar de nuvens viajeiras me convidaram para o banquete do dia.

Levantei e percebi que não fora um pesadelo, a presença da sua ausência era a mais pura e triste realidade.

Não sei dizer ao certo se é a presença da ausência ou a ausência da presença, ou talvez seja simplesmente saudade.

Lá fora tudo respirava perfume e os braços do vento carregando o pólen da
vida, cantavam os ramos do arvoredo delicada canção.

Saí a correr para fora, tentando fugir da furna escura dos meus padecimentos.

A presença invisível do bem amado, fazia-me arder em febre de ansiedade, enquanto os pés ligeiros das horas, corriam a frente, impondo-me fadiga e desconforto.
Embriagado pela saudade, meu ser ansiava pela paz, tentando me livrar da dor, parecia que não mais suportaria o espinho da saudade cravado em meu peito já dorido e exausto.

A ausência da sua presença queimava as fibras mais sutis da minha alma e a
presença da sua ausência me feria o coração dilacerado e só.

A noite devorou o dia, e ao escancarar sua boca negra, mostrou a primeira
estrela engastada no manto escuro, vencendo as sombras.

Minutos depois miríades de astros brilhantes compuseram o diadema da vitória total da luz.

Só então solitário e meditativo compreendi que não há escuridão que resista a
um simples raio de luz.

Se o manto escuro da saudade pesa sobre seus ombros, ilumine-o com a pérola
da oração sincera em favor do bem amado que partiu.

Preencha a ausência da presença com a lembrança dos momentos compartilhados nas horas alegres.


SAUDADE DE VOCÊ

Hoje estou te enviando esta mensagem,
mas desta vez é diferente de todas as outras anteriores.
Sabe por quê?
Pois hoje senti tanta saudade de você que chorei olhando para sua foto...
e choro ao lhe escrever esta mensagem.
Sei que está distante e que há pessoas mais distantes que você,
mas para mim você está tão longe neste momento, que nem pode me ver chorar...
Mas sinta por esta mensagem que choro de saudades suas,
por não poder te abraçar agora, por não poder te ver, nem sorrir e nem chorar...
Mas te amo tanto que as lágrimas confortam a imensa saudade que sinto de você.
Um grande beijo mesmo que a distância.


DISTÂNCIA

O tempo passa diferente sem você,
Coisas grandes tornan-se pequenas!
É como se ao menos nesse instante Fosse possível se medir o amor!
Ele é maior que tudo!
O mar, uma gota
O vento, um sopro
Até o mel torna-se amargo
Vem, lança seus braços nos meus...
Me faz ver que um oceano é pouco perto do nosso amor.
Doi pensar que quando durmo seus passos estãos livres...
E quando dorme, livres estãos os meus... E estranho, com sol e a lua num buscar-se sem exito!


A distância impede que eu te veja, mas não impede que eu te ame.

A distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento!

A distância pode separar dois olhares, mas nunca dois corações.

A distância, a saudade e a sua falta me fizeram amar você ainda mais.

Quando começamos a nos perder...

Quando começamos a achar que somos mais importantes do que os outros que compadecem do mesmo solo;
Quando achamos que tudo na vida é aproveitá-la ao máximo, achando que isso depende só de nós;
Quando colocamos os valores materiais à frente de todos os outros valores amorosos;
Quando achamos que o mais importante é vencer na vida e a nossa família e amigos está sofrendo porque todo o resto foi posto de lado;
Quando o dinheiro se tornou nossa única meta;
Quando estamos cegos e enfurecidos;
Quando pensamos que tudo que acontece na nossa vida é azar;
Quando achamos que estamos sozinhos;
Quando não somos capazes de pedir ajuda;
Quando paramos de rezar;
Quando queremos comprar a nossa honra;
Quando achamos que poder é ter dinheiro;
Quando não mais apreciamos a beleza das formas da natureza que Deus nos contemplou;
Quando pensamos negativo;
Quando achamos que fazer, somente, a nossa parte, o mundo vai melhorar...

É porque temos que dar um pouco mais de nós!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Compreender o indivíduo

Todos nós temos uma conta bancária emocional com outras pessoas, cujo fundo é uma reserva de confiança. Essa reserva – para se manter em alta – necessita depósitos constantes do tipo: gentileza, cortesia, atenção, respeito, atenção, carinho – e assim por diante.


Tentar compreender realmente a outra pessoa é provavelmente um dos depósitos mais importantes que se pode fazer, além de ser a chave para todos os outros depósitos. Isso porque você simplesmente não sabe o que constitui um depósito para a outra pessoa até entendê-la como indivíduo. Afinal, o que pode ser um depósito para você – sair para dar uma volta e conversar sobre os problemas, ir tomar um sorvete, trabalhar em um projeto comum – pode não ser entendido como tal pelo outro... Ou seja, a missão de uma pessoa pode ser apenas um ‘detalhe’ para a outra...


Nossa tendência é projetar nossa própria experiência de vida naquilo que acreditamos que as pessoas querem ou precisam... Nossa interpretação do que constitui um depósito se baseia em nossas necessidades e desejos... E o que é pior, se os outros não consideram nosso esforço como um depósito, tendemos a tomar essa reação como uma forma de rejeição a nossas boas intenções, e desistir.


A ‘regra de ouro’ diz: ‘faça aos outros o que deseja que façam a você’. Apesar da objetividade dessa frase, acredito que seu significado essencial seja: entenda os outros em profundidade – como indivíduos – do mesmo modo como você gostaria de ser compreendido, e depois trate-os em função dessa compreensão. Um pai bem sucedido disse a respeito da educação dos filhos: trate a todos igualmente, tratando cada um de forma diferente.

(texto de Stephen R. Covey no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Frases

“Não existe maneira certa de fazer uma coisa errada.”
(Kenneth Blanchard)

“A adversidade revela o gênio, a prosperidade o esconde.”
(Horácio)

“A vida mais doce é não pensar em nada.”
(Sófocles)

“Palavra e pedra solta não têm volta.”
(Benito Galdós)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

De tudo um pouco

Que, na vida, você tenha de tudo um pouco...

Sensibilidade: Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
Coragem: Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.

Solidariedade: Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.

Bondade: Para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.

Tranqüilidade: Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.

Alegria: Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.

Humildade: Para você reconhecer aquilo que você não é.

Amor próprio: Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.

Fé: Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.

Sinceridade: Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.

Felicidade: Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.

Amizade: Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.

Esperança: Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.

Sabedoria: Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.

Desejos: Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.

Sonhos: Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.

(autor desconhecido)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Castelo de Areia

Num dia de verão, eu estava na praia, observando duas crianças brincando na areia. Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo à um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro depois de tanto esforço e cuidado,
mas tive uma surpresa. Ao invés de chorar, correram para a praia, fugindo da água. E sorrindo, de mãos dadas, começaram a construir outro castelo...

Você leva muito tempo de sua vida construindo alguma coisa. Mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levou tanto tempo para construir.

Mas, quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar será capaz de sorrir!!!

Tudo é feito de areia; o que permanece, apenas, é o verdadeiro relacionamento que você têm com as pessoas à sua volta.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Paciência

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?


O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar... Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.

O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela. Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...


Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.


Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?

Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?

Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

domingo, 10 de abril de 2011

O barulho da carroça

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais
alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia ..

Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que ela faz.

(enviado por Ana Paula Bessa – Belo Horizonte/MG)

sábado, 9 de abril de 2011

Frases

“Mais inteligente é abandonar certas questões do que procurar desemaranhá-las".
(Sêneca)

"Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes."
(Gilbert Keith Chesterton, escritor inglês)

"Não olhes para longe, despreocupando-se do que tens perto."
(Eurípedes)

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.”
(Epicuro)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que os outros pensam a seu respeito não é da sua conta

Eu costumava contribuir financeiramente com todo tipo de coisa. Se eu estava andando pela rua e alguém me pedia dinheiro, eu dava. Se uma senhora me telefonava, pedindo que eu comprasse três toalhinhas de mesa por 30 dólares, eu comprava. Quando as pessoas apareciam no meu escritório vendendo amendoins mofados eu pensava “Credo!” e comprava três saquinhos. Depois perguntava a mim mesmo: “mas para que causa eu fiz minha contribuição?”, e então me dava conta de que não tinha a mínima idéia da resposta!

Pode até ser uma atitude generosa fazer doações para a caridade, mas eu não estava fazendo aquilo por generosidade. Fazia principalmente por estar preocupado com o que os outros iriam pensar de mim. Eu não queria parecer um sovina, por isso contribuía... assim, todos me considerariam um cara legal – e isso para mim estava ótimo.

Com muita freqüência, eu me preocupava com o que as pessoas iriam pensar, em vez de considerar o que eu queria. Nunca enviava pratos para serem refeitos nos restaurantes, nem pedia aos vizinhos para baixarem o volume da música, e raramente devolvia mercadorias com defeito a uma loja. Mas, enquanto eu achava que estava sendo amigável, na verdade estava sendo fraco. Minha experiência de vida me mostrou que muitas pessoas têm esse mesmo tipo de preocupação devido à necessidade de serem aprovadas pelos outros...

Para manter o controle sobre nossas vidas e viver plenamente, nosso grande desafio é eliminar essa compulsão em obter a aprovação alheia... Preocupar-se com o que os outros pensam a nosso respeito é um hábito difícil de ser quebrado, mas pode haver resultados trágicos se não o fizermos. Com freqüência, pessoas sensatas se condenam a uma vida inteira de dedicação a empregos que elas simplesmente odeiam, simplesmente por pensarem no que as pessoas iriam dizer se elas deixassem essa posição segura...

Em poucas palavras: ao respeitar os outros, não deixe de ser verdadeiro consigo mesmo. Se as pessoas discordam de suas idéias ou de seu estilo de vida, o problema é delas, não seu.

(por Andrew Matthews, do livro "Faça Amigos")

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Construindo Pontes

Conta-se que, certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro.

Durante anos eles percorreram uma estrada estreita e muito comprida, que seguia ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutar um da companhia do outro. Apesar do cansaço, faziam a caminhada com prazer, pois se amavam.

Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem na sua porta. Ao abri-la notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mão.
Estou procurando trabalho- disse ele. Talvez você tenha um pequeno serviço que eu possa executar.

- Sim! - disse o fazendeiro - claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É do meu vizinho. Na realidade, meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo.
- Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise mais vê-lo.
Acho que entendo a situação - disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu.

O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra.
O fazendeiro chegou da sua viagem e seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca!

Em vez da cerca havia uma ponte que ligava as duas margens do riacho.
Era realmente um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: você foi muito atrevido construindo essa ponte após tudo que lhe contei.
No entanto, as surpresas não haviam terminado.

Ao olhar novamente para a ponte, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com os braços abertos.
Por um instante permaneceu imóvel de seu lado do rio. Mas, de repente, num só impulso, correu na direção do outro e abraçaram-se chorando no meio da ponte.

O carpinteiro estava partindo com sua caixa de ferramentas quando o irmão que o contratou pediu-lhe emocionado: "espere! fique conosco mais alguns dias".
E o carpinteiro respondeu:
- "Eu adoraria ficar, mas, infelizmente, tenho muitas outras pontes para construir."

E você, está precisando de um carpinteiro, ou é capaz de construir sua própria ponte para se aproximar daqueles com os quais anda distante?...

(enviado por Hercules Ferreira dos Santos - São Paulo/SP)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Onde você coloca o sal?

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de
sal em um copo d'água e bebesse.
-"Qual é o gosto?" - perguntou o Mestre.
-"Ruim" - disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e
levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-"Beba um pouco dessa água".

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
-"Qual é o gosto?"
-"Bom!" - disse o rapaz.
-"Você sente o gosto do sal?" - perguntou o Mestre.
-"Não" - disse o jovem.


O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-"A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de
onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.

Em outras palavras: é deixar de Ser copo para tornar-se um Lago."

terça-feira, 5 de abril de 2011

Deficiências

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida,
aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive,
sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio,
de fome, de miséria. E só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um
amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e
quer garantir seus tostões no fim do mês.

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.

Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

A amizade é um amor que nunca morre.

(por Mário Quintana)

Deficiências

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida,
aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive,
sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio,
de fome, de miséria. E só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um
amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e
quer garantir seus tostões no fim do mês.

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.

Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.

A amizade é um amor que nunca morre.

(por Mário Quintana)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Frases

“Ambos se prejudicam: quem promete demais e quem espera demais.”
(Gotthold Lessing)

“Se você aproveitar bem o dia de hoje, dependerá menos do de amanhã.”
(Sêneca)

“É preferível estar entre os perseguidos a estar entre os perseguidores.”
(Talmude)

“Deveríamos considerar perdido cada dia em que não dançamos pelo menos uma vez.”
(Nietzsche)