domingo, 29 de maio de 2011

Saudades

A alegria de saber que você existe faz-me forte para suportar a tristeza de sua ausência.

A ausência torna o coração mais amante.

Faça da sua ausência o bastante para que alguém sinta sua falta, mas não prolongue-a demais para que esse alguém não aprenda a viver sem ti.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Doçura

A doçura funciona como um ímã que atrai as pessoas. Ela extingue a raiva e muda o comportamento dos outros. Mas, ter doçura não significa tentar agradar com finalidade egoísta, ao contrário, ela indica uma intenção de ajudar as pessoas a permanecerem felizes e em paz. A doçura natural não é enjoativa, mas verdadeira; e ela surge quando nos tornamos completos. Bom humor e gentileza estão imersos nela, e a leveza é sua companheira constante.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Viver!

Viver é inventar o seu dia.
É desconhecer a arrogancia.
Exalar pura energia!
Fazer poemas de amor.
Devolver sorrisos.
Acreditar que o bem vence o mal sempre.
Enfeitar o coração com cores!
Conquistar amigos e ser sempre leal e fiel.
Transformar a dor em alegria.
Ser amor de coração.
Inspirar justiça.
Viver e correr atras dos sonhos, da inspiração, dos projetos.
Buscar o entendimento das coisas.
Ser sempre da paz.
Orar em agradecimento das dádivas recebidas.
Buscar o que te faz bem e aos outros também.
Amar!
Pintar o mundo com as cores que te der na telha.
Estar sempre jovem.
Viver é. Ser sempre verdadeiro.
É constantemente redescobrir as coisas belas da vida lembrando que o sorriso é o idioma universal.
Ouvir musicas que acalmem a sua alma.
Desacelerar e aproveitar o tempo, cada pequeno momento de prazer.
Lembre-se: o final não existe.
Tudo é um eterno recomeço.
Viver é simplesmente ver a vida com o coração."

(autor desconhecido)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Frases

“Temos as recordações que merecemos.”
(Gerard Bauer)


“Nós dois unidos constituímos uma multidão.”
(Ovídio)


“O homem superior é o que cumpre com seu dever.”
(Eugène Ionesco)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Camelo, leão e criança

Uma das metáforas mais poderosas sobre a condição humana e sua relação com a liberdade é a do camelo, do leão e da criança, empregada pelo filósofo alemão Fiedrich Nietzsche no século 19 e até hoje é utilizada para demonstrar as diferentes metamorfoses da consciência e nossa possibilidade de sermos livres. Diz ele que o homem, ao nascer, é como o camelo. É obrigado a comer, assimilar e armazenar, por um bom tempo, grande parte dos dados, histórias e ensinamentos acumulados pela humanidade ao longo de séculos. Essas informações chegam a ele por meio das orientações dos pais, professores e mestres, da convivência com seus iguais ou também por toda a produção cultural existente na sociedade: livros, filmes, arte, teatro, arquitetura, todo tipo de mídia...

Ele vai ruminar, ruminar e ruminar essa quantidade enorme de dados até construir seu sistema de valores e crenças que, na maioria das vezes, já está alinhado com valores e crenças organizadas e pré-existentes - sejam elas religiões, sejam elas sistemas políticos, filosofias ou doutrinas.

A maior parte da humanidade, diz Nietzsche, vive no estado de camelo. Só assimilando, aceitando, deglutindo. Ou, pior, se estapeando por causa do conteúdo engolido, isto é, por causa de suas crenças, ideologias ou religiões. Os homens-camelos não têm potencial crítico para se afastar da própria crença, analisá-la de forma isenta e descobrir seus pontos falhos ou ângulos distorcidos. Principalmente porque ela está baseada na emoção, não na razão. Por isso, para eles, de alguma forma parece impensável e sacrílego fazer essa avaliação.

Uns poucos entre os camelos chegam ao estado de leão. Normalmente, os grandes felinos se insurgem contra isso tudo que está aí, como se dizia na década de 70. Pode ser por meio da arte, como Picasso, que subverteu os cânones dos critérios artísticos aceitos até sua época (não sem antes dominá-los muito bem, por sinal). Pode ser por meio do cinema, como Ingmar Bergman, que trouxe a conflituosa realidade psicológica do ser humano para seus filmes inovadores. Ou pode ser por meio da religião. Francisco de Assis, por exemplo, foi um extraordinário leão de seu tempo.

Leões são geralmente líderes e, por isso, têm enorme influência junto aos camelos. Por isso mesmo, muitas vezes são feitos em pedacinhos por eles ou, então, por outros leões na defesa de seu território. O problema do leão é que, na maioria dos casos, ele ainda está preso ao que ele é contra. Pode dedicar sua vida e até morrer por seu ideal. Como diz o mestre espiritual Osho, que comentou a teoria de Nietzsche no livro 'Liberdade, a Coragem de Ser Você Mesmo', a grande maioria da humanidade está empacada no estado do camelo; a minoria está empacada no estágio do leão. A maioria significa as massas; a minoria, a 'intelligentsia' (pintores, músicos, cineastas, intelectuais, escritores, uma boa parte dos pensadores...). O leão, continua Osho, evolui das massas e se faz por si mesmo. Ele é basicamente mental e egóico.

Já para se formar a criança é preciso uma formidável revolução interior. A criança é a pessoa que passou por uma transformação interna absolutamente radical. Ela tornou-se um outro ser, renasceu. É pós-mental e pós-egóica. O camelo vive no passado, o leão no futuro e criança no aqui-e-agora. Ela é a única realmente livre.

Quer saber como se tornar uma criança? Olhe, observe. Preste atenção verdadeiramente, realmente, em tudo o que está dentro e fora de você. Veja as correntes que te prendem, observe os grilhões a que está atado, as mentiras, os sonhos, as fantasias. Um encontro cara a cara com a verdade, cada dia mais profundo. E quando aprender a olhar de maneira sincera e real, tudo se esclarecerá. As correntes começarão a se desfazer, a visão estará mais límpida e desimpedida. A sensação será como a de ser uma criança; ela é criativa, leve, solta. E feliz.

Cada um vibra e ressoa à sua maneira. Não perder de vista o que o deixa vivo é uma bela placa rumo à liberdade de ser. Porque, quando se sentir energético e brilhante por dentro, manifestará o que há de mais real em você.

(texto adaptado de artigo assinado por Liane Alves, publicado no site Vida Simples)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desabafar é preciso

A psicanálise baseia-se, até certo ponto, no poder de cura das palavras. Desde os tempos de Freud, os analistas sabem que os pacientes poderiam ter alívio parra as suas ansiedades íntimas se pudessem falar, apenas falar.

Por que isso? Talvez porque falando adquirimos mais compreensão daquilo que nos aflige – conseguimos uma perspectiva melhor. Ninguém sabe responder inteiramente a essa pergunta. Mas todos nós sabemos que “desabafar” ou “abrir o coração a alguém” traz alívio quase imediato.

Por isso, na próxima vez que tiver algum problema emocional, procure alguém para conversar. Escolha uma pessoa em quem confie e fale... Desabafar com alguém os nossos problemas é um dos principais meios de começar a compreendê-los melhor e a tirá-los de sua mente.

Quando alguém fica ruminando sozinho as suas preocupações, só colhe tensão nervosa. Todos devemos compartilhar com alguém as nossas dificuldades. Devemos revelar as coisas que nos preocupam. Precisamos sentir que há alguém no mundo disposto a nos escutar, e que seja capaz de nos compreender.

(Texto de Dale Carnegie / Como evitar preocupações e começar a viver)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A vida

A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.
Quando se vê já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas...Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais...

Mário Quintana

sábado, 14 de maio de 2011

Nossas Múltiplas Máscaras

Parece que ao longo do tempo a gente vai formando uma certa crosta. São camadas e mais camadas de crenças, idéias preconcebidas, obrigações e deveres, que nos dizem o que a gente deve ser e fazer.

Então todos os dias a gente acorda exercitando um pouco desta personagem que vamos aprendendo a ser. (...) Nos acostumamos tanto às máscaras que nem sabemos mais qual é nossa verdadeira face. Mesmo sozinhos, frente ao espelho, quando tiramos algumas de nossas máscaras públicas, ainda restam nossas máscaras íntimas, que nos dizem o que é ser feliz, como é ter sucesso, o que sentir e o que buscar, mesmo que, de alguma forma, a gente sinta que estas diretrizes não satisfazem.

(...)

É preciso lembrar, no entanto, que por mais bem feita, bonita e reluzente que seja nossa máscara, ela sempre pode arrebentar no elástico. Não é a expressão verdadeira de quem somos, apenas um pálido reflexo disso, uma forma de ser quem aprendemos a ser.

Redescobrir a si mesmo é retirar a máscara. Não para uma nudez de sentimentos, onde tudo está exposto, num caos revolucionário. Isso pode acontecer quando a máscara sufoca o indivíduo, mas já é uma situação extrema. É preciso retirar a máscara para ver-se intimamente, reconhecer seus próprios padrões para a vida, refazer escolhas, reconsiderar projetos, realizar propósitos.

A face revelada atrás das máscaras é sempre a mais importante. A beleza está na natureza de sua verdade, na integridade de sua forma. A gente não deveria se perguntar por que muitas vezes não nos tornamos quem queremos ser. Deveríamos nos espantar de por que é tão raro desejarmos ser quem de fato somos.

(...)

Há uma plastificação da realidade. Fingimos ser quem não queremos ser para viver uma vida que não nos satisfaz. Afinal, do que temos medo? Estamos abrindo mão de sermos o melhor de nós em prol de sermos quem os outros quiseram que fossemos.

Qual a melhor medida para a vida? Qual o script mais adequado? Que fórmula ou roteiro pode nos levar à realização? Se você não conhece estas respostas e nem conhece alguém que as saiba, então não há nenhum modelo pronto que podemos seguir para irmos aonde queremos ir. Precisamos ser os autores de nossa própria jornada. Fazer escolhas novas e tomar decisões ainda não tomadas.

Há uma liberdade infinita em um novo dia que nasce. Hoje podemos fazer e viver tudo que quisermos, mas precisamos nos dar conta que o programa do passado não serve inteiramente para compor a vida futura. Há muito espaço para improvisação, descobertas, arte em seu estado mais puro. Há sempre espaço e tempo para ser quem de fato somos. Só é preciso escolher isso.


(artigo adaptado, extraído do site de Dulce Magalhães)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O sucesso consiste em não fazer inimigos

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:

Regra número 1: colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2008.

Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos.

Estatisticamente, isso parece ótimo. mas não é. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos. Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória.

(por Max Geringer)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Frases

“Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência.”
(Humberto de Campos)


“Vê mais longe a gaivota que voa mais alto.”
(Richard Bach)


"Uma longa viagem começa com um único passo."
(Lao-Tsé)

"Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais, mas quem perde a coragem, perde tudo."
(Miguel de Cervantes Saavedra)

domingo, 8 de maio de 2011

Despreocupação

Você já reparou na quantidade de tempo que desperdiça com preocupações? Vale a pena? Com certeza, não! Quando você é econômico no pensar, cria um foco e sempre vai ter tempo suficiente para fazer o que for preciso. Mude sua atitude frente ao tempo: você não é escravo do tempo, mas criador de tempo. Para isso, priorize. Analise o que realmente é importante e crie tempo para isso. Quando você cria tempo para o que realmente importa, todo o resto começa a fazer sentido. Faça o teste!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O infinito em instantes

De repente tudo perdeu o sentido
e parecia estar fora do lugar.
comigo, pensei temido
se eu tinha enlouquecido,
ou o tempo pareceu parar.

Não que o mundo tivesse acabado,
nem que o fim estivesse por vir,
mas parecia que o céu tinha desabado
e o chão, derrepente rachado,
tivesse me feito cair.

inexplicável sensação indefinida
em que as figuras não tinham tamanho
diante de uma estrela repleta de vida
que fez a lógica ser esquecida
e tudo parecer estranho

mas era aqui dentro e não fora
os mares revoltos e o temporal.
louca, a tarde tornou-se aurora,
a madrugada era manha agora,
e o estranho parecia normal

ainda que longe, estava mais perto
das estrelas e do luar
embora sonhando, estava desperto
no espaço de um tempo incerto
olhando sem acreditar.

em minha visão estava o fato
que me deixou confuso e perdido.
me fez perder o gosto e até o tato,
a audição e o olfato
com o pensamento entorpecido.

o fim do mundo não era,
mas se bem que parecia ser,
voltei a sí para entender o que houvera
e vi que foi o sorrizo que você me dera
que me fez enlouquecer..

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A vida

A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.
Quando se vê já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas...Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais...

Autoria de Mário Quintana

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acredite em você mesmo... sem medo!

Acredite como você jamais acreditou na vida, pois é a tua própria vida que está em jogo - e olha que ninguém (a não ser os que sabem admirar tua verdadeira beleza) vai ter pena de jogar e brincar com você! Principalmente aqueles que querem se aproveitar de você, aqueles que te vêem e te julgam superficialmente, pela tua aparência.

Claro que você é lindo(a), mas teu coração e tua alma são ainda mais. Teu sorriso, tua simpatia e beleza são os reflexos da tua alma e do teu coração. Mas são poucos (somente os que sabem admirar tua verdadeira beleza) que conseguem te ver além daquilo que os olhos podem enxergar.

Então, acredite em você mesmo, sem medo de almejar a felicidade, e que você aprenda a diferenciar quem te olha e não vê nada e quem te vê e te sente. Esses são os que sabem admirar tua verdadeira beleza.

terça-feira, 3 de maio de 2011

As pedrinhas

Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia…
Ele pensava desta forma:
se tivesse um carro novo, seria feliz;
se tivesse uma casa grande, seria feliz;
se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz…
Até que ele tropeçou em uma sacolinha cheia de pedras.
Por conta disso, ele começou a jogar as pedrinhas, uma a uma, no mar, cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse…
Assim o fez até que ficou com uma pedrinha na sacolinha e decidiu guardá-la.
Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha, tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas…
Jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que tem perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Muito perto de si está sua felicidade.
Cada pedrinha deve ser observada…
Ela pode ser um diamante valioso!
Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
E você, como anda jogando suas pedrinhas?
Família
Amigos
Trabalho
e até mesmo seus sonhos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Vida se Torna Mais Majestosa

A Vida se Torna Mais Majestosa:

Cultivando: a bondade, a sabedoria e a amizade.Buscando: a verdade, a reflexão e a compreensão.
Amando: nosso semelhante, nossos filhos e pais.
Preservando: o caráter, a conduta e a discrição.
Apreciando: a cordialidade, os bons modos e a decência.
Defendendo: a honra, os amigos e a Pátria.
Admirando: o talento, a dignidade e o respeito.
Excluindo: a ignorância, a ofensa e a dívida.
Combatendo: a mentira, a calúnia e a preguiça.
Conservando: a saúde, o bom-humor e a capacidade de evoluir.
Distribuindo: entusiasmo, alegria e solidariedade.
Levando: calor humano, companheirismo e fé numa Força Maior.
Sendo: bem intencionado, leal e amigo.

(autor desconhecido)