quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Importância do "Não Sei".

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali… aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: - Será que vai chover hoje? - Se você responder “com certeza“… a sua área é Vendas: o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo. - Se a resposta for “sei lá, estou pensando em outra coisa“… então, a sua área é Marketing. O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando. - Se você responder “sim há uma boa probabilidade“… você é da área de Engenharia. O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números. - Se a resposta for “depende”…você nasceu para Recursos Humanos. Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos. - Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”…você é da área de Contabilidade. O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos. - Se a resposta for “sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva“, então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo. Agora, se você responder “não sei“…há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder “não sei” quando realmente não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. “Não sei” é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder “não sei” é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa…. Por quê? Eu sinceramente… “não sei”.

Seja um Idiota

A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? hahahahahahahahaha!… Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas…a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida – e esse é o único “não” realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir… bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios”. “Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche”.

Nós e o Espelho

Alguém muito desanimado, entrou numa igreja e em determinado momento orou. - “Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência”. Subitamente, uma folha de papel caiu aos seus pés, vinda do alto do templo. Atônito, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem: - “Minha criatura, nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza, pois a feiúra é invenção dos homens e não minha. Não importa se braços são longos ou curtos, sua função é o desempenho do trabalho honesto. Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras: sua função é dar e receber o bem. Não importa a aparência dos pés: sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade. Não importa o tipo de cabelo, se ele existe ou não numa cabeça: o que importa são os pensamentos que por ela passam. Não importa a forma ou a cor dos olhos: o que importa é que eles vejam o valor da vida. Não importa um formato de nariz: o que importa é inspirar e expirar a fé. Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos: o que importa são as palavras que saem dela”. Ainda atônito, esse alguém se dirigiu para a porta de saída, que tinha algumas partes de vidro. Nesse exato momento sentiu que toda sua vida se modificaria. Ao sair ainda percebeu um lembrete na porta aderido: “Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se de tudo que deixei escrito. Observe que não há uma única linha sobre Mim, que afirme que sou bonito”. (Desconheço o A

domingo, 23 de junho de 2013

O VERDADEIRO PODER

A muitos anos atras havia um bárbaro, muito grande e forte, que carregava uma enorme espada nas costas e dizia ser o todo poderoso. Matava e destruía tudo e todos que encontrava em seu caminho, inclusive os animais, as casas que eram feitas de madeira ateava fogo. Ao ser visto chegando em uma aldeia, seus moradores alertados logo fugiram para as montanhas. Contudo, apenas o ancião não fugiu e o enfrentou. O bárbaro foi logo dizendo ao ancião que ele era o todo poderoso, que o ancião era velho e louco, e que iria morrer. O ancião disse ao bárbaro que se era possuidor de todo poder, que lhe concede-se apenas um desejo. Assim concedido, o ancião levou o bárbaro as margens de um lago, apontou-lhe uma arvore dizendo: ‘esta vendo esta arvore (uma arvore grande), esta vendo aquele galho (um galho grosso) se você e mesmo todo poderoso corta este galho’. Foram só risadas do bárbaro, insistindo que o ancião estava velho e louco, mas após insistência do velho ancião, sacou sua enorme espada e com um só golpe o grosso galho veio ao chão. E terminou o ancião dizendo ao bárbaro: ‘Agora coloca o galho de volta. O verdadeiro poder e o que constrói não o que destrói’.

Acredite nas Pessoas

Acredite nas pessoas, especialmente, naquelas que possuem alguma característica indefinível. Talvez, aquelas que a gente confunda com anjos, que aparecem em nossas vidas nos ensinando através de atitudes e exemplos. Pessoas que olham diretamente em nossos olhos quando precisam ser calorosas ou duras. Elogiam e criticam com o mesmo “amor” que pedem desculpas, com a maior naturalidade e humildade agradecem. Com poucas palavras, alguns gestos e um forte abraço nos fazem felizes. Estas são poucas pessoas, é verdade, mas elas existem. Procure por elas. Colecione-as, guarde-as para sempre em sua alma. Elas farão a grande diferença em sua caminhada pela vida!

Oração

Senhor, Proteja as nossas dúvidas, porque a Dúvida é uma maneira de rezar. É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta. E para que isto seja possível. Senhor, proteja as nossas decisões, porque a Decisão é uma maneira de rezar. Dai-nos coragem para, depois da dúvida, sermos capazes de escolher entre um caminho e outro. Que o nosso sim seja sempre um sim, e o nosso não seja sempre um não. Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás, nem deixemos que nossa alma seja corroída pelo remorso. E para que isto seja possível. Senhor, proteja as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isto seja possível. Senhor, proteja os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar. Fazei com que, independente de nossa idade ou circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível. Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e à Terra, aos homens e às crianças, e nos diz que o desejo é importante e merece nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos. E para que isto seja possível. Senhor, proteja-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transformando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor – portanto, nunca nos deixe em solidão. Dai-nos sempre a Tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado a lhe agradecer. Amém.

Você

E se eu disser que dentro de você mora um anjo que se reveste de luz para fazer novos amigos? E se eu disser que dentro de você existe uma paz infinita que o torna tão amigo e querido? E se eu disser que dentro de você existe luz e que essa luz apaga a inveja, a discórdia e a guerra? E se eu disser que dentro de você existe um cupido que espalha amor e que flecha meu coração? E se eu disser que você é iluminado pelas estrelas e seus olhos parecem reflexo dessa luz? E se eu disser que você é divinamente concebido e tem dentro de si tudo o que precisa para viver? E se eu disser que dentro de você existe uma fera que sabe lutar e defender os seus? E se eu disser que dentro de você habita uma chama que é capaz de incendiar uma cidade? E se eu disser que dentro de você mora um inventor capaz de criar mil maneiras de fazer a mesma coisa? E se eu disser que dentro de você existe um construtor que é capaz de criar novos caminhos? E se eu disser que dentro de você existe um elo de corrente que o liga ao sobrenatural tão facilmente? E se eu disser que você é um deus, e que possui a chave da vida eterna… Da alegria que não acaba, dos sonhos que se realizam, da saúde que se perpetua, dos amigos que nunca o esquecem! Da saudade gostosa, do desejo que realiza, do prazer da vida? Você é a própria luz. Acredite nisso e brilhe, por amor a você e a quem o criou. Construa, viva, conquiste, não aceite as derrotas, os “nãos”! O impossível é apenas uma força te convidando para realizar. Acredite. Dentro de você existe um universo em permanente construção. (texto de Paulo Roberto Gaefke)