segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paz

Paz é palavra latina e naquela cultura era também uma divindade alegórica, filha de Júpiter e Têmis, que tinha por atributos o galho de oliveira, o caduceu e a tocha acesa. Significa ausência de lutas, violências, conflitos ou perturbações entre pessoas, entre nações ou mesmo internamente. É ausência de agitação ou ruído; é repouso, silêncio, sossego. Ser de boa paz. Ter índole pacífica, serenar.
Nós alcançamos esse sossego, essa paz quando deixamos de tentar convencer os outros das nossas verdades. Aí, nós permitimos que a outra pessoa faça as coisas do jeito dela, porque confiamos nela. Porque sabemos que cada um tem seus próprios caminhos para chegar aonde quer que seja. Já as guerras existem apenas porque os soldados acreditam no poder, nas ordens dos comandantes. E querem convencer o outro, nem que seja à força, de que só a verdade dele é válida. Se você for seu próprio comandante, vai viver em paz consigo mesmo.
- A paz não é meramente uma meta distante que perseguimos, mas o meio pelo qual alcançamos esta meta. (Martin Luther King)
- Que as idéias se oponham, mas não os corações. (C.C. Mehta)
- Não há caminho para a paz. A paz é o caminho. (Ghandi)
- Uma paz insincera é melhor do que uma guerra sincera. (Provérbio Judaico)
- O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade. (Federico Luis Jahn)
- Dê uma chance a paz. (John Lennon)

(texto de Fátima Mesquita)

2 comentários:

  1. Nossa...isso foi muito bom pra mim. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, este é o propósito, espero que continue visitando. E obrigado você!

      Excluir