segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Concentre-se naquilo que é realmente importante para você

Não há nenhum sentido em disputar um jogo que você não está interessado em vencer. Faça com que sua vida e suas expectativas sejam reflexos profundamente pessoais daquilo que é realmente importante para você.
O que você realmente deseja? Qual é a meta pela qual vale a pena lutar e que está de acordo com sue modo de ser? Não invista em um objetivo por mera competição, pela expectativa que os outros têm em relação a você, ou por um modelo que lhe impuseram quando criança.
Deixe o vizinho, o amigo, o parente com sua casa, seu carro, seu estilo de vida, e procure persistentemente descobrir o que você quer. Tenha consciência de que as imposições externas são contínuas e cruéis, e cuida de si com o maior carinho. Faça o mesmo com seus filhos: descubra como é cada um, e ajude-os a crescer desenvolvendo suas características únicas, em vez de apresentar-lhes um modelo esteriotipado. Não valorize as pessoas pelo que têm, mas pelo que são, e você aprenderá a respeitar-se no que possui de fundamental, o que lhe dará muita paz.
Os objetivos são essenciais para que as pessoas se orientem no mundo e para que alcancem a satisfação na vida. Buscar objetivos de acordo com as próprias características aumenta as chances de que os objetivos atingidos contribuam de modo positivo para a satisfação na vida.

(texto de David Niven, do livro “100 Segredos das pessoas felizes”)

Um comentário:

  1. Texto muito bom, há ainda os que querem, mas não admitem. Acho ser esses um dos piores tipos. Os que têm medo de derramar uma lágrima, de admtir que naquele momento não obteve êxito por medo da opinião alheia! Prefiro viver sofrendo e lutando pelo que eu quero do que ter, sem sofrimento, aquilo que não almejo!

    ResponderExcluir