quinta-feira, 18 de junho de 2020

Em algumas coisas é preciso acreditar para que sejam vistas


Algumas pessoas tem olhos mas não veem.
Você pisca 25 vezes por minuto, cada piscada leva aproximadamente 1/5 de segundo, portanto, se você faz uma viagem de automóvel de 100 km, você dirige alguns km de de olhos fechados.
Porém um fato muito mais surpreendente que este, é que muitas pessoas passam suas vidas de olhos fechados, elas olhas mas não enxergam realmente, não questionam, a visão é presente, mas a percepção é ausente.
Se a vida fosse uma pintura veriam as cores mas não a genialidade das pinceladas.
Se fosse uma viagem notariam a estrada, mas não a majestosa e tremenda paisagem.
Se fosse um poema leriam o que está escrito na página, mas perderiam a paixão do poeta.
Pessoas mais inteligentes podem as vezes estarem cegas a uma visão maior, especialmente se isso significa uma grande mudança no “status quo”.
Mark Twain teve dificuldades de discernir entre boas e más visões, apesar de sua inteligência, ele foi apanhado pela cegueira. Numa tarde Twain recebeu a visita de mais um homem em busca de investidores. O inventor carregava debaixo do braço uma engenhoca de aparência estranha, ansioso e com bastante convicção o homem explicou seu ao inventor ao escritor, que ouviu polidamente, mas ao final disse que teria que recusar, já havia se queimado muitas vezes.
Eu não estou pedindo que o senhor invista uma fortuna, o visitante alegou, pode ter a participação que desejar por quinhentos dólares, ainda assim Twain sacudiu a cabeça. Não estava disposto a se arriscar em uma invenção que não fazia nenhum sentido para ele. Quando o inventor resolveu ir embora com sua máquina, o escritor o chamou, como é mesmo o seu nome? Bell, o homem respondeu, com traço de melancolia na voz, Alexander Bell.
Pessoas sem perspicácia habitam principalmente no reino do óbvio, do esperado, do essencial.
As dimensões que as interessam são compridas e largas, mas não profundas.
Entenda que isso não é uma critica as pessoas que não conseguem se aprofundar, mas sim as que conseguem e não querem.
Portanto o desafio proposto a você é: abra seus olhos, pense, aplique, escave, escute.
Existe uma imensa diferença entre uma piscada necessária e a cegueira desnecessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário